Direito da Familia

Dissolução de União Estável e Divórcio Consensual e Litigioso

Às vezes, o relacionamento não acontece da forma esperada e é necessário que cada um dos envolvidos siga seu próprio rumo.

 

Nessas situações, é necessário que haja a ruptura jurídica da relação (notadamente para que se encerre os direitos e obrigações reciprocamente devidos). A essa ruptura é dado o nome de “dissolução” (nos caso da União Estável) e de “divórcio” (no caso de casamento).

Em ambos os casos, referida ruptura pode ser realizada de forma amigável (ou consensual). Nestes casos, ambos os envolvidos devem ir a um cartório acompanhados de um advogado para formalizar a ruptura e fixar a divisão dos bens.

 

Caso haja filhos envolvidos, ou conflito com relação à partilha dos bens, será necessário o ajuizamento de uma ação perante o poder judiciário.

 

No caso do menor, em razão da obrigatoriedade da participação do Ministério Público para a fixação de visitas – podendo os pais, caso haja consenso, elaborar conjuntamente um acordo a ser apenas confirmado pelo juízo.

 

No caso de conflito com relação aos bens, pelo juízo será prontamente decretada a ruptura na relação, mas haverão todos os trâmites judiciais para a apuração e partilha dos bens comuns do casal.

 

É de se salientar que quando as partes encontram-se em comum acordo com relação à separação e a divisão de bens (mesmo quando há a presença de menores envolvidos), referido procedimento é bastante rápido.

 

Além disso, é importante formalizar referida ruptura do relacionamento e partilhar os bens arrecadados o quanto antes – evitando-se a aquisição de novos bens enquanto perdurar a situação de indefinição, que pode levar a discussões mais complexas e potencializar conflitos.

 

Se você está passando por uma situação de separação e precisa de auxílio, a CORREA GOMES DE SOUZA ADVOGADOS ASSOCIADOS, entre em contato para ter auxílio.

No lugar certo!

Podemos te ajudar em todas as questões jurídicas